Portanto, " a investigação científica da meditação parte da premissa que, embora existam diversas técnicas, todas têm uma característica fundamental comum: o controle da atenção (Cahn & Polich, 2006; Goleman, 1988)".
Mas, quais benefícios que podem ser esperado através da meditação?
Desta forma, "(...)"uma grande quantidade de estudos com resultados positivos sugere que a meditação pode ser eficiente no que tange a reações psicossomáticas e, especialmente, a experiências subjetivas, como a sensação de bem-estar e de crescimento pessoal. Com relação ao tempo necessário para que tais efeitos ocorram, não há uma precisão. Embora pesquisas revelem que com alguns meses já se pode observar uma diferença significativa em determinados estados, também há estudos indicando que, quanto maior o tempo de prática, maior a intensidade e a permanência das respostas produzidas.
Portanto, a regularidade da prática constitui-se em mais uma variável mediadora dos efeitos da meditação e, possivelmente, em um diferencial na medida em que tais reações se transformam em aspectos mais duradouros e estáveis da personalidade. "
E agora, que você tem essas informações com respaldo cientifico o que pensa a respeito do assunto? Para aprofundar no conhecimento você pode acessar a referência bibliográfica utilizada para este artigo:
Os efeitos da meditação à luz da investigação científica em Psicologia: revisão de literatura. Carolina Baptista Menezes; Débora Dalbosco Dell'Aglio Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000200006
Por que meditar? A experiência subjetiva da meditação. Carolina Baptista Menezes, Débora Dalbosco Dell’Aglio Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/6QBFP9YLtTmtMgMhYfFjjNs/?lang=pt&format=pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário