Produtividade é um tema que vocês pedem muito, mas é um assunto que também me gera preocupação, de estar incentivando uma busca desenfreada por estar sempre produzindo, o que em certos casos pode gerar adoecimento. Sim, eu falarei sobre como ser produtivo, mas antes gostaríamos que refletíssemos um pouco sobre a temática.
Em seu texto o Mal do Pensamento Positivo disponível online na Revista Vida Simples (leiam o texto completo e a citação a seguir fará muito mais sentido) @MargotCardoso traz que:
"Os estímulos são importantes e tem um papel. O problema é o excesso. Quando eles ultrapassam os limites e passamos a nos comportar como hamsters que correm na roda. Trabalhamos arduamente, fazemos cursos de especialização, cuidamos do corpo, do nosso espaço, levamos os nossos filhos para cursos disso e daquilo (eles também precisam) e não atingimos os objetivos. Apesar do cansaço extremo e da frustração achamos que não estamos nos empenhando o suficiente — a culpa é nossa — e continuamos a arrastar o fardo."
Desta forma, é importante compreender a importância dos limites, apesar da dificuldade que é se desligar, entenda, que sua nosso corpo precisa descansar também e que a produtividade não define seu valor.
Esta imagem é apenas um recorte de algumas diferenças entre ser produtivo e ser ocupado, para complementar compartilho a seguinte frase do pinterest "Produtividade não significa trabalhar mais, trabalhar mais não significa trabalhar melhor, produtividade significa fazer as mesmas coisas em menos tempo e com melhor qualidade". E gostaria que vocês me contribuíssem, informando se são pessoas ocupadas ou produtivas. E caso tenham alguma dica valiosa sobre, compartilha com a gente!
É importante entender que os três conceitos descritos acima são diferentes, mas que planejamento e organização, vão fortalecer muito sua produtividade.
Aproveitando o assunto, gostaria de indicar um artigo que considerei muito rico sobre a temática, intitulado: "Planejamento e Organização: Entenda a diferença" escrito pela Paula Couto e publicado no blog Meu Momentum. Lá ela especifica as diferenças e da dicas através de perguntas que você deve responder para direcionar seu planejamento/organização.
Compartilho esse post para ajudar quem neste momento precisa se organizar, mas não sabe por onde começar. Porém este conteúdo não é para ser usado como fonte de sofrimento, lembre-se de respeitar seus limites e cultivar uma rotina que tenha espaço para o bem-estar.
Depois que você entende o conceito de planejamento e organização discutidos anteriormente. Fica mais fácil entender como elas influenciam na sua #produtividade. Desta forma, trago uma alternativa para te ajudar a se organizar.
"Soluções para priorizar tarefas e tomar decisões não são nenhuma novidade. Na verdade, uma das grandes ferramentas práticas para se tomar decisões surgiu há meio século atrás, de autoria do tradicional mestre da produtividade e um cara bastante ocupado: Dwight Eisenhower, o 34º Presidente Americano.
A #MatizdeEisenhower é um jeito fácil de definir como priorizar suas tarefas de modo que as mais importantes não sejam deixadas de lado pelas que aparecem de repente ou que são urgentes.
A ideia é que todas as suas tarefas podem ser distribuídas em 4 quadrantes, com dois eixos: um de Importância e outro de Urgência. Esses 4 quadrantes recebem um valor de 1 a 4 baseado em sua prioridade.
“O que é importante raramente é urgente e o que é urgente raramente é importante.” – Dwight Eisenhower, 34º Presidente Americano Ao usar a Matriz de Eisenhower, tarefas que são ao mesmo tempo “Importantes” e “Urgentes” recebem um nível de prioridade 1, e devem ser o seu foco. Do outro lado da escala, tarefas que são consideradas tanto “Não Importantes” quanto “Não Urgentes” devem ser deixadas de lado. No meio estão as tarefas que podem ser agendadas mais para adiante ou mesmo delegadas para outras pessoas." (Fonte: Trello)
Qual é o seu projeto de vida? Muitas vezes nos deparamos com situações que gostaríamos que se resolvessem como se fosse mágica, porém para encontrar sua resolução precisamos nos esforçar muito mesmo. Portanto, é preciso lembrar que condições socioeconômicas, familiares, psicológicas entre outras, influenciam nas dificuldades que vamos enfrentar para alcançarmos o resultado final de um projeto. Levando em consideração essa situação, fiz essa pirâmide devido ao fato de que: quando vemos os outros alcançarem alguns projetos não vemos o processo, apenas o resultado.
Contudo, temos que lembrar que tem esforço investido ali. Desta forma, aproveite para conversar com essas pessoas sobre as estratégias que elas usaram para alcançar seus objetivos, mas, é preciso lembrar que isto não significa que as estratégias do outro vão da certo com a gente. Tudo é teste até encontrarmos uma forma ao qual nos adaptaremos, desta forma, temos que levar em consideração o nosso contexto.
Aproveitando a oportunidade, gostaria de compartilhar alguma dica?
Muitas pessoas têm dificuldade em dizer não para os outros. Isso, pode acabar gerando sofrimento e sobrecarga. Não estou dizendo que você deva negar todos os pedidos. E sim, saber dosar para que isso não te prejudique. Pense nas vezes que você gostaria de ter dito e não e não disse. Quais seriam as consequências de dizer não? E lembre-se que ao dizer não você não está dizendo isso para a pessoa e sim para a coisa que ela te pediu. Muitas vezes, as pessoas não entendem isso, elas podem até ficar chateadas, porém, isso vai acabar mostrando para elas quais são seus limites.
Saber quais tarefas você pode e não pode fazer tem tudo a ver com #produtividade, desta forma você organiza melhor seu tempo compreendendo o quanto tem de disponível para focar nas suas coisas. Outra dica é aprender a delegar tarefas e não se esqueça que você é humana (o) e não vai dar conta de tudo.
Vou fazer uma pergunta bem simples, qual o motivo que te leva a ser ou desejar a ser produtivo? Segunda pergunta, que para muitos é difícil de responder. Qual é o seu porquê? O seu porquê é o que você faz que tenha significado, a motivação, força propulsora, o seu propósito. Quando você entende o que é isso, as coisas começam a fazer um pouco mais de sentido.
Entenda que #produtividade, planejamento e organização vão sim te ajudar a alcançar os seus objetivos. Mas seus objetivos precisam estar claros para você. Pois, produtividade não sustenta projeto sem propósito por muito tempo. Lembre-se que:
1. Uma vida com significado não está isenta de frustrações e angústia.
2. Você pode ter mais de um objetivo e tá tudo bem.
3. O seu propósito pode mudar ao longo da vida várias vezes, por isso não sinta culpa por recomeçar. 4. Encontrar o seu porquê não é uma corrida de quem chegar primeiro vence. Cada um descobre no seu tempo. Processos como a #orientaçãoprofissional e #psicoterapia podem ajudar.
5. A casa não pode ser mais forte que o alicerce, por isso que a produtividade nunca será mais forte do que o fundamento sobre o qual é construída (Tim Challies)
A seguir teremos dicas de dois filmes para refletirmos sobre a temática:
A @tracandoseufuturo indicou esse filme e eu fui ver, pois achei que contribuiria para temática do mês. Desta forma, compartilho a a resenha da Andreia. NÃO SEI COMO ELA CONSEGUE (2011). É uma reflexão, em forma de comédia, dos vários papéis que a mulher assume na atualidade. .
SINOPSE: Kate Reddy (Sarah Jessica Parker) é o modelo da mulher moderna, dividindo seu tempo entre os afazeres domésticos como mãe de família e os profissionais, decorrentes de seu trabalho. Ela sofre com a falta de tempo para o marido Richard e os filhos Emily e Ben, um problema que aumenta ainda mais quando passa a trabalhar com Jack Abelhammer.
O QUE TIRAR DE LIÇÃO: ⠀
☑Para que tudo saia dentro do programado, o ideal é se planejar. Use os recursos que fizerem sentido para você: agenda, post-it, aplicativos de celular, softwares, etc.
☑Por mais que seja engraçado, agradeça! Dessa forma você está valorizando suas conquistas e as oportunidades. É uma boa forma de se manter motivada. ⠀
☑Brincar e ser descontraída pode ser uma boa qualidade no happy hour. No entanto, durante o horário comercial é necessário manter o respeito dentro do ambiente de trabalho. Seja valorizado por cumprir metas e ter um bom desempenho, não por ser divertido.
☑Muitas vezes a simpatia é confundida com sentimentos amorosos. Por isso é bom evitar e manter o distanciamento. Não tenha medo e, caso passe por uma saia justa, seja firme. Diga que está lá para trabalhar e volte rapidamente para o assunto profissional.
☑Valorize a família: Organize-se para conviver com sua família diariamente. Lembre-se que o tempo está passando e que essas oportunidades de ficar perto de quem amamos, podem não se repetir. O segredo é esquecer do trabalho quando estiver perto da família. Se for preciso, desligue o celular e se afaste das redes sociais.
☑Nem sempre temos controle de todas as situações. Não se culpe por possíveis imprevistos, eles acontecem a todo momento. Aprenda a pegar leve com você mesmo.
Compartilho hoje com vocês um dos meus filmes favoritos. Isto significa que eu tenho uma conexão muito afetiva com ele. Então, sinto como se estivesse compartilhando algo sobre mim. Escolhi este filme devido a temática sobre o tempo, que neste momento de #pandemia, o conceito de tempo está sendo desconstruindo para muitos de nós.
Sinopse: Ao completar 21 anos, Tim (Domhnall Gleeson) é surpreendido com a notícia dada por seu pai (Bill Nighy) de que pertence a uma linhagem de viajantes no tempo. Ou seja, todos os homens da família conseguem viajar para o passado, bastando apenas ir para um local escuro e pensar na época e no local para onde deseja ir. Cético a princípio, Tim logo se empolga com o dom ao ver que seu pai não está mentindo. Sua primeira decisão é usar esta capacidade para conseguir uma namorada, mas logo ele percebe que viajar no tempo e alterar o que já aconteceu pode provocar consequências inesperadas.
Quatro motivos para assistir Questão de tempo:
1.Não julgue pela capa, não é uma comédia romântica: Muita gente considera esse filme uma comédia romântica, na verdade eu não considero que esse filme seja uma, tem pitadas de humor com um toque de drama. Posso garantir que este é um dos filmes mais bonitos que já vi, pois ultrapassa a relação do casal (que aliás é divertida e adorável ). Creio que a beleza do filme esteja na maneira como Tim vai conduzindo a sua vida e as relações que ele vai estabelecendo com as pessoas.
2.A trilha sonora: A música é um dos ponto alto do filme, é realmente incrível! Pesquise a playlist!
3.A forma como os personagens são explorados: Apesar do filme focar na vida de Tim, podemos observar que os atores secundários são bem 'aproveitados'. A química entre os atores é maravilhosa, realmente senti a família de Tim como família mesmo. Isso pode até soar como spoiler, mas achei a relação de Tim com o pai lindíssima, na minha opinião foi o ponto alto/top do filme.
4.A mensagem do filme: O filme traz a mensagem "clichê" de que devemos aproveitar cada dia como se fosse o último, mas de uma maneira muito encantadora. Ao finalizar o filme você fica mais leve e feliz, podendo até refletir um pouquinho sobre a vida.
Quer saber como funciona meus serviços? Agendar um atendimento ou tirar dúvidas,?entre em contato através do telefone (24) 98147-4406, via Whatsapp (clique aqui) ou pelo email psicologaluanapiagem@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário