Janeiro Branco: Saúde Mental não é só psicoterapia



Vocês devem estar acompanhando ao longo do mês a maravilhosa campanha #JaneiroBranco, que visa conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Porém, gostaria de lembrar que a Psicoterapia é apenas uma parte (fundamental em muitos casos, claro, mas uma parte) deste cuidado.

 Há outras condições muito importantes para que se tenha saúde mental como, por exemplo, possibilidade de subsistência, acesso à saúde e à educação, fonte de renda, liberdade religiosa, igualdade de gênero, entre outras. É claro que existem pessoas que passam por dificuldades relacionadas a todos esses aspectos e são extremamente resilientes. É claro que o sujeito se responsabiliza em partes por sua vida e sua história, mas não podemos negar que todas essas questões afetam a saúde mental, pois afetam (e muito). 

 Isso não quer dizer também que a Psicoterapia só possa ser buscada por quem não passa por essas questões, entretanto, é importante lembrarmos enquanto psicólogos que nossa clínica não é descolada da realidade social e, além de buscarmos ajudar esses sujeitos emocionalmente em nossos consultórios, precisamos lutar por igualdade social, para melhorar justamente as condições de mundo que contribuem com esse adoecimento. 

 Por uma clínica eticamente comprometida com a saúde "biopsicossocial" (segundo a própria OMS) dos sujeitos. 😊 👩‍💻 #Repost @psicologa.estefanieribeiro


Dúvidas ou sugestões de mais textos, deixe nos comentários!


Quer saber como funciona meus serviços? Agendar um atendimento ou tirar dúvidas,?entre em contato através do telefone (24) 98147-4406, via Whatsapp (clique aqui) ou pelo email psicologaluanapiagem@gmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário